Logística do e-commerce na prática - aula online gravada

Logística do e-commerce na prática - aula online gravada

  • 05 Horas de duração
  • 9 Aulas
  • 1 Módulos
  • Certificado de conclusão
Parcele em 6x R$ 92,40 (ou R$ 490,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Professor em MBA (FGV). 20 anos de experiência em supply chain (Souza Cruz, Unilever, Danone). Consultor em Logística. Atualmente é sócio da SCAMBO Consultoria.
Paulo Oliveira

Este curso apresenta os 5 principais pilares para estruturação de uma logística de e-commerce eficiente, confiável, ágil e conectada: 1. Estratégia, 2. Malha de abastecimento, 3. Serviços, 4. Tecnologia e 5. Integrações. Além disso, serão apresentados exemplos de soluções e negócios operando bem estes pilares.

O conteúdo total é de 5:30h e está dividido em:

1) 15 leituras prévias e 4 artigos de referência - tempo 2:30h

2) vídeos das aulas gravadas - tempo 3:00h

Apresentando para o debate as diferentes opções para estruturação destas cadeias de abastecimento, este curso irá trazer aos participantes uma visão da evolução das operações de e-commerce no Brasil, criando um pensamento analítico e crítico para que cada um, dado seu contexto – mercado, estratégia, concorrentes, clientes, produtos e serviços – possa efetivamente desenhar um modelo aderente às necessidades e alinhados às diretrizes da empresa ou segmento em que atua.

Assim, faz parte do conteúdo as novas e diversas opções para compor uma rede eficiente, como PUDOs (pick-up/drop-offs), armários inteligentes (lockers) e uso de lojas para abastecimento (ship from store). O curso também irá analisar o movimento das malhas e centros de distribuição urbanos, além das diferentes soluções disponíveis no mercado em termos de roteirização, crowdshiping e plataformas de contratação, entre outras.

Esse conteúdo foi dividido em quatro blocos:

Bloco 1:

  • Introdução, objetivo e apresentação do facilitador 
  • O contexto da logística do e-commerce no Brasil: crescente urbanização da população, crescimento constante no volume de pedidos e de novos e-consumers, alta exigência de nível de serviço, necessidade de pensar em sustentabilidade aplicada à logística.
  • Os 5 pilares para estruturação de uma logística de e-commerce eficiente e aderente às reais necessidade dos mercados (clientes e consumidores): estratégia, malha, serviços, integração e tecnologia

Bloco 2:

  • Pilar 1 - Estratégia: objetivos estratégicos para o canal online, construção de diferenciais de serviços e modelos de abastecimento, principais alavancas de rentabilidade, entendimento das necessidades dos diferentes perfis de clientes, identificação e gestão de conflito entre canais, posicionamento dos concorrentes.
  • Pilar 2 - Malha de abastecimento: evolução das redes de distribuição, componentes da malha, novos “aparelhos logísticos” para composição de malhas diversas e eficientes (lockers, PUDOs, dark store e dark kitchen, fulfillment centers), os diferentes fluxos que acontecem numa malha de distribuição de e-commerce, estruturando painel de indicadores para gestão ágil, pró-ativa e eficiente.

Bloco 3:

  • Pilar 3 - Serviços: estruturação coordenada de diferentes opções de serviço em busca da conquista, retenção e fidelização dos clientes e consumidores; diversidade e complementariedade nos serviços de transporte (first e last mile, same-day e same-hour delivery, logística reversa); diferenciação de necessidades dos sellers e buyers (vendedores e clientes de market places, respectivamente); operações internas e as possibilidades de construção de diferenciação e customização.

Bloco 4:

  • Pilar 4 - Tecnologia: variáveis críticas para tomada de decisão nas escolhas de tecnologia, modelos de contratação e respectivos riscos/oportunidades, a evolução das LogTechs no Brasil (start-ups com foco em logística), o desafio da combinação e do uso coordenado de diferentes soluções, atualizando o conhecido debate “make or buy” (desenvolver ou contratar)
  • Pilar 5 - Integração: o desafio da visibilidade ponta-a-ponta (E2E), conhecendo o conceito de plataforma de solução, fatores de sucesso para integração ampla, confiável e que gere valor
  • Tendências: com o ritmo acelerado de mudanças nos padrões de consumo e na organização das cidades, é preciso estar sempre atualizado os “próximos passos”: ultra-conveniência, CDs urbanos, automação (veículos, drones, operações internas), colaboração


1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

O curso tem como público alvo:

1) Profissionais de logística e cadeia de suprimentos que buscam conhecimento e atualização em operações de e-commerce

2) Profissionais de e-commerce que buscam aprofundamento de conceitos

3) empreendedores/empresários que estejam estruturando o canal de e-commerce em seus negócios

Paulo Oliveira
"Professor em MBA (FGV). 20 anos de experiência em supply chain (Souza Cruz, Unilever, Danone). Consultor em Logística. Atualmente é sócio da SCAMBO Consultoria."


Professor no MBA da FGV desde 2012 em disciplinas ligadas a supply chain management. Mais de 20 anos de experiência em supply chain, em empresas nacionais (Grupo Abril, Sadia, Liquigás) e multinacionais (Souza Cruz, Unilever, Danone). Consultor em Logística Urbana no Banco Mundial entre 2015 e 2017. Pesquisador do GVcelog-FGV-SP entre 2017 e 2019. Atualmente, sócio da SCAMBO Consultoria.


O certificado será emitido após todas as aulas assistidas pelo aluno.

Conteúdo Programático

Curso Logística do e-commerce na prática
  • 1. Leituras prévias e artigos de referência - bloco 01
  • 2. Aula gravada Logística do e-commerce na prática - bloco 01
  • 3. Leituras prévias e artigos de referência - bloco 02
  • 4. Aula gravada Logística do e-commerce na prática - bloco 02
  • 5. Leituras prévias e artigos de referência - bloco 03
  • 6. Aula gravada Logística do e-commerce na prática - bloco 03
  • 7. Estudos prévios (leituras e vídeos) - bloco 04
  • 8. Aula gravada Logística do e-commerce na prática - bloco 04
  • 9. Arquivo PDF da apresentação dos 4 blocos

Dúvidas Frequentes

A duração é definida em cada curso, e depende do tema e ementa de cada um. Verifique no curso de seu interesse, a duração.
A matrícula em cada curso é possível até a data do seu início, ou até a turma atingir o limite de 45 alunos. Como as aulas são ao vivo, não é possível se matricular em um curso em que a primeira aula já foi realizada.
Cada curso seu tem horário específico. Verifique na descrição do curso de seu interesse, os horários das aulas.
Sim, é extremamente importante participar das aulas on-line, ao vivo. Isso porque a estrutura dos cursos contemplam muitas interações com o instrutor e também com os outros alunos. Portanto se você não participar do curso on-line, ao vivo, perderá toda essa interação.
Sim, você terá 20 dias para ver ou rever as aulas que ficarão gravadas. Mas indicamos as gravações apenas caso realmente não consiga fazer as aulas online e ao vivo.
Sim, é emitido certificado aos alunos que assistirem a todas as aulas. O certificado é de participação.
Cada curso tem uma descrição de público alvo. Nesta descrição estará especificado os profissionais e conhecimentos anteriores necessários para realização do curso.
O curso será ministrado integralmente a distância. Através de um link (para o Zoom) os alunos assistirão suas aulas pelo computador ou dispositivo móvel, onde poderão interagir com os instrutores e os outros alunos. Nesta mesma plataforma serão realizados trabalhos em grupos e resolução de exercícios.
Sim, você pode estar matriculado em vários cursos ao mesmo tempo. O importante é que consiga fazer todas as aulas ao vivo e online.
a LogEduc é uma iniciativa da MundoLogística com a Scambo Consultoria. As duas empresas estão empenhadas e oferecer cursos de qualidade e facilitadores que atendam as expectativas do público em geral.
Sim, a plataforma emite nota fiscal eletrônica imediatamente depois da confirmação da compra.
Sim, há descontos progressivos para 3 ou mais participantes. Para saber os valores de descontos entrem em contato conosco através de um dos nossos canais (email, whatsapp ou telefone).
O material utilizado pelos facilitadores durante as aulas será disponibilizado no formato 'pdf' após o término das aulas.
Sim, para garantir interação, debate e networking as turmas poderão ser postergadas/canceladas senão houver um mínimo de participantes.
Voltar ao topo